Extensão curricular

O que é Curricularização da Extensão?

A Curricularização da Extensão é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa. Também pode ser chamada de integralização da Extensão. Entre seus objetivos está a formação integral dos estudantes para sua atuação profissional, bem como a promoção da transformação social.

As Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira regulamentam as atividades acadêmicas de extensão dos cursos de graduação, na forma de componentes curriculares para estes cursos. Este documento prevê a obrigatoriedade de no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.

 

Como a curricularização da extensão funciona no Curso de Engenharia de Produção – Bacharelado?

Como o Curso de Engenharia de Produção – Bacharelado começou a ser implementado em 2023.1, ele já tem carga de extensão exigida implementada em seu currículo. Esta carga de extensão está dividida da seguinte maneira:

I – 315 horas (378 horas-aula) em disciplinas obrigatórias;

II – 45 horas (54 horas-aula) em forma de unidade curricular;

 

Disciplinas com extensão:

Disciplina Início Temas sugeridos
EPS2341 – Gestão da Segurança e saúde no Trabalho 2024-2 (4a fase) A aplicação de metodologias e técnicas de gerenciamento e análise de riscos: riscos de fatalidades, análise de acidentes ocorridos, falhas em máquinas/equipamentos, entre outras situações críticas
Trabalhar com dados reais de acidentes e incidentes e fazer avaliação estatística com planos de ação para mitigação e eliminação de acidentes/incidentes.
Aplicar requisitos das normas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST)
Aplicação de técnicas de gerenciamento e análise de riscos (HAZOP, FMEA, TIC, etc)
EPS2351 – Gerenciamento de Projetos 2025-1 (5a fase) Estruturação de projetos de empresas: definir atividades e WBS, planejar prazos, custos, recursos, cronograma. Definir backlog do projeto, sprints, e estruturação do acompanhamento do projeto.
EPS2362 – Ergonomia 2025-2 (6a fase) A aplicação da metodologia de Análise Ergonômica do Trabalho (AET) com foco em: esforços repetitivos, levantamento manual de cargas, operação homem-máquina, entre outras demandas ergonômicas
EPS2363 – Análise de Custos para Engenharia 2025-2 (6a fase) Análise e proposição de melhorias para o sistema de custos da empresa.
EPS2306 – Projeto Integrado I 2025-2 (6a fase) Modelagem de negócios

Prototipagem do produto/serviço/tecnologia/solução

EPS2373 – Simulação de Eventos Discretos 2026-1 (7a fase) Propor melhorias ao sistema produtivo por meio da modelagem dos processos e simulação.
EPS2375 – Planejamento de Unidades Produtivas 2026-1 (7a fase) Plano de Negócio de uma nova empresa
Plano de Negócio da expansão de uma nova empresa
Plano de Negócio do lançamento de um novo produto que requeira aumento de capacidade produtiva ou uma nova unidade produtiva
Estudo de Localização de uma unidade produtiva
EPS2380 – Projeto de Instalações 2026-2 (8a fase) Propostas de melhoramento de layout em empresas
Desenvolvimento de layout para um novo sistema produtivo
EPS2307 – Projeto Integrado I 2026-2 (8a fase) Resolução de problemas das empresas envolvendo as áreas:

engenharia de operações e processos da produção, cadeia de suprimentos, pesquisa operacional, engenharia da qualidade, engenharia do produto, engenharia organizacional, engenharia econômica, engenharia do trabalho, engenharia da sustentabilidade.

EPS2390 – Sistemas de produção enxutos 2027-1 (9a fase) Avaliação e diagnóstico de empresas em relação à produtividade
Proposta de melhoramentos nos sistemas produtivos
Implementação de práticas enxutas para melhoria